O jogo fez muito sucesso, o que já era de se esperar. Claro que a Sony não perderia a chance de explorar o êxito do jogo que trouxe uma nova cara à Mitologia Grega, e logo toda uma franquia foi anunciada. Assim vieram God of War 2 e 3. Este último, pela ação de tirar o fôlego e por ser a conclusão de uma história que prendeu milhões de interessados, foi o game de maior sucesso da série. O jogo já começa de um jeito que deixa qualquer um babando: Kratos escalando o Monte Olimpo nas costas da titã Gaia, enquanto se defende do contra-ataque de Poseidon e seus leviatãs (cavalos demoníacos da água). A sequência, emendando combates, escaladas e cutscenes (os famosos trechos de diálogo) fazem da fase uma das melhores aberturas de games da geração.
God of War 3 - Remastered
God of War 3 segue a mesma pegada até o fim. O jogo é utilizado para fechar a história, dar um ponto final na franquia e cortar fora as pontas soltas. Isso ele o faz com maestria, prova do roteiro excelente e jobagilidade tão convincente quanto o ódio de Kratos pelas divindades do Olimpo.
A versão remasterizada do jogo foi lançada para PlayStation 4 em julho desse ano, com melhorias significativas na qualidade gráfica. A nova renderização em 1080p, com imagens que rodam a 60 frames por segundo e efeitos realistas de luz e sombra dão ao jogo uma cara muito mais 4ª geração, com texturas e detalhes que passavam despercebidos - e até mesmo inexistentes - no saudoso PlayStation 2.
A remasterização do jogo, apesar de boa, não convenceria nenhum gamer de que God of War 3 é um novo exclusivo. Os gráficos se encaixam perfeitamente na denominação de remake, mas não seriam o bastante para passar por um novo título. No máximo um jogo indie bem feito que estaria disponível para downolad na PS Store.
A culpa, porém, não é de God of War 3. Nem de longe. A saga de Kratos, mesmo tendo sido produzida há cinco anos, ainda diverte e cumpre seu papel como um bom hack and slash, violento e sanguinário como há de ser. O problema é mais em cima e vem afetando toda a indústria dos games.
O que acontece é que os consoles da geração atual estão sofrendo uma grave seca de jogos. Alguns dos (poucos) títulos anunciados foram adiados e os gamers estão ficando impacientes. Como driblar esse problema? É bem fácil: remasterizar jogos antigos.
A prática parece ter se tornado algo comum nos bastidores das grandes desenvolvedoras, principalmente da Sony - talvez como forma de tentar compensar a não-compatibilidade dos games de PS3 no PS4, algo que a Microsoft recentemente tratou de corrigir.
Se ao invés de lançar novos jogos as empresas estão apostando em remakes, pelo menos eles precisam ser feitos direito. E podemos dormir tranquilos, já que a odisséia do vingativo Kratos foi devidamente honrada, traduzida para um sistema onde as imagens são mais realistas e tudo é mais fácil de criticar, mesmo quando não há motivo justificável.
O negócio é: o que ganha os jogadores de God of War 3 Remastered é a nostalgia, a chance de jogar algo antigo e marcante de forma nova. É isso que mantém viva a essência dos games - e só dos games, sem cinema envolvido -, é isso que faz com que o mercado tanto cresça. É saber que seja, jogando GTA 5 no PlayStation 4, ou Tetris no NES, não são os gráficos que vão ditar o sucesso de um título, e sim sua honestidade com o consumidor. Afinal, não é a tela verde que faz o filme, e sim os atores. Não são os gráficos que fazem o jogo, é o jogador.
God of War 3 Remastered termina a vingança de Kratos com um visual ainda mais bonito
God of War 3 Remastered termina a vingança de Kratos com um visual ainda mais bonito
Apesar dos gráficos melhorados, o que garante o sucesso do jogo é aquilo que foi feito em 2009.
Há quem diga que videogames e cinema são artes que não se misturam, são áreas do entretenimento independentes uma da outra, com mercado e público separados. God of War, porém, mostrou em 2005 - quando foi lançado exclusivamente para PlayStation 2 - que não era bem assim. Os ângulos que mais pareciam coisa de filme, as falas e a trama dignos de uma obra do Tarantino e as cenas violentamente épicas deram aos fãs dos games uma nova opinião quanto à junção com a Sétima Arte.
Testando o Game God of War 3 - Remastered
Gameplay God of War 3 - Remastered
Vale a Pena jogar God of War 3 - Remastered
Análise, vale a pena comprar? quanto custa? Preço, Jogando God of War 3 - Remastered
Testando Games, O site "Testando Games" é um site brasileiro especializado em video games que oferece as últimas notícias, análises, prévias, gameplays do universo dos games.
www.testandogames.orgfree.com