Combates têm como cenário uma arena virtual fantasmagórica e Amaterasu pode lutar contra inimigos usando uma combinação de armas, técnicas de luta e métodos de pintura para acabar com os mesmos. No fim do combate, dinheiro (em ienes) é dado a Amaterasu como recompensa, com bônus por completar a batalha rapidamente e sem receber dano. O dinheiro pode ser gasto na compra de numerosos itens de vendedores pelo mundo do jogo. O dinheiro também pode ser gasto para comprar novas técnicas de combate em dojos, além de também ser necessitado para adquirir certas técnicas secretas de pintura, as quais são necessárias para o completamento de algumas tarefas secundárias. Adicionalmente, "Demon Fangs" ("Presas de Demônio") podem ser adquiridos em combates e em outros momentos do jogo para serem trocados por itens únicos adicionais, que são benéficos à jogabilidade mas não são necessários para o completamento do jogo. Armas inspiradas na Regalia Imperial do Japão, o "Reflector" ("Refletor"), os "Rosaries" ("Rosários") e "Glaive" ("Espada"), podem ser equipadas em Amaterasu como armas principal e secundárias, e usada em adição a outros ataques de curto alcance que o jogador faz com que Amaterasu aprenda ao longo do jogo.
Okami faz com que o jogador controle a personagem principal, Amaterasu, por um ambiente com cel-shading, ao estilo de uma pintura em aquarela, que assemelha-se a uma ilustração animada japonesa feita a tinta com estilos diferentes de arte. O estilo da jogabilidade é uma mistura dos gêneros de ação, plataforma e de puzzles, e tem sido freqüentemente comparado por vários escritores de matérias de jogos devido à semelhanças no estilo geral de jogabilidade entre a dele e a da série The Legend of Zelda, qual fora uma inspiração que o diretor Hideki Kamiya, um fã auto-proclamado de Zelda, admitiu ter usado e que a mesma influenciou no design geral do jogo. A história principal é primariamente linear, dirigido pelo guia de Amaterasu, Issun, mas númerosas "aventuras secundárias" e atividades opcionais permitem aos jogadores que eles explorem o mundo do jogo e sigam a história em seu próprio ritmo.
A única esperança da humanidade residiu na Deusa-Sol, que na forma da loba Amaterasu usou seu Pincel Celestial para combater Orochi. Agora, o espírito de Issun deve ajudar Amaterasu a reaver os 13 poderes do Pincel e a preencher novamente o mundo com cores e vida.
Os jogadores poderão reviver as emoções de um dos jogos mais belos produzidos até hoje com todo o poder do PS3 e com a definição HDMI das TVs digitais. A maior novidade fica por conta do suporte para o PlayStation Move, que pode ser usado para controlar o Pincel Celestial.
Okami foi um game que marcou época, ao lado de Shadow of the Colossus e ICO, exaltando um tipo de jogo pouco comum aos consoles mesmo nos dias de hoje. O título, que já era mais ou menos como um “pintura visual jogável”, foi ainda mais refinado pela Capcom, utilizando as altas capacidades gráficas do PlayStation 3.
Para quem não conhece o enredo, Okami conta a história de um acontecimento em um pequeno vilarejo chamado Kamiki. Um dia, o lendário monstro Orochi ressuscitou e despejou uma terrível maldição sobre a vila, fazendo com que tudo o que tivesse vida fosse banido da face da Terra.
Exaltando um tipo de jogo pouco comum aos consoles mesmo nos dias de hoje. O título, que já era mais ou menos como um “pintura visual jogável”, foi ainda mais refinado pela Capcom.
Testando o Game Okami
Gameplay Okami
Vale a Pena jogar Okami
Análise, vale a pena comprar? quanto custa? Preço, Jogando Okami
Testando Games, O site "Testando Games" é um site brasileiro especializado em video games que oferece as últimas notícias, análises, prévias, gameplays do universo dos games.
www.testandogames.orgfree.com