São várias as inspirações do mundo dos filmes, jogos e livros: presença de um psicólogo que faz perguntas a você e molda as respostas como acontecimentos do jogo lembra um pouco o estilo de Silent Hill: Shattered Memories. Já a história de cabana isolada tem inúmeras inspirações no cinema, em filmes como “Evil Dead”. O livro “O Apanhador de Sonhos”, de Stephen King, também traz algumas semelhanças com o ambiente gelado. “Jogos Mortais” também tem seus momentos.
A equipe de roteiro do game inclui ainda Larry Fessenden e Graham Reznick, dois escritores e diretores de filmes independentes de terror que são tão apaixonados pelo terror quanto os jogadores.
Until Dawn, o excelente jogo de terror da Sony que foi lançado recentemente para o PlayStation 4, teve algumas de suas cenas mais pesadas e aterrorizantes censuradas na versão japonesa.
Mas tem muito terror por aí que começa bombástico e com a corda toda, mas não se sustenta até o fim, deixando você louco para se levantar do sofá e ir fazer outra coisa. Será que o game segue essa cartilha ou é uma homenagem justa e digna aos grandes filmes de serial killer? Confira a análise a seguir.
Uma colcha de retalhos (muito bem bordada)
Antes de tudo, tenho que confessar: eu adoro filmes de terror. Claro que não dá para engolir qualquer coisa, mas vejo desde as superproduções hollywoodianas até os indies de baixo orçamento, passando pelos mais bagaceiros com muito sangue e tripas. E, ao consumir tanto produto parecido, a gente cria uma espécie de filtro: mal precisamos assistir a alguma coisa do gênero por cinco minutos para já saber se aquilo será bom, clichê, surpreendente, instigante ou um pacote de tudo isso.
Com Until Dawn, dá para dizer que a experiência foi essa mistura maluca. Para começar, a própria história de desenvolvimento do game quase virou lenda urbana. Ele foi anunciado pela primeira vez em 2012 como um “jogo em primeira pessoa totalmente baseado no PlayStation Move” para o PS3, mas o projeto foi adiado tantas vezes que mudou de câmera e geração, além de deixar o controle de lado.
Voltando: um ano atrás, um grupo de amigos estava em um chalé nas montanhas isoladas e cheias de neve do norte do Canadá quando duas gêmeas desaparecem ser deixar rastros. Agora, o irmão restante decide dar uma nova festa no mesmo local para honrar a memória das duas e reunir novamente o grupo. Porém, o que aparentemente pegou as moças está de volta, ainda mais com carne nova no pedaço. O seu objetivo? Deixar pelo menos alguém vivo “until dawn”, ou seja, até o amanhecer.
A história é manjadíssima, mas quem disse que isso é um ponto negativo? Ao se afirmar como uma homenagem desde o início, Until Dawn se aproveita dos clichês e estereótipos do gênero para criar uma história divertida que, mesmo não sendo original, é bem contada, interessante e dinâmica. Quem é veterano no terror ainda vai vibrar com pequenas referências que volta e meia surgem da melhor forma possível: visíveis, mas sem forçar a barra.
Você está em um corredor escuro e estreito. O vento gelado é forte e faz a janela de madeira bater sem parar, em um ritmo tão acelerado quanto o do seu coração. A escuridão não te deixa enxergar muita coisa, mas levando em conta o que você já viu nesta noite, talvez isso seja uma boa ideia. Você dá passos cautelosos, mas não contém a respiração forte. A porta ao seu lado é repentinamente escancarada, e dela sai um vulto alto, ameaçador. Ele tem uma faca afiada em uma das mãos e a cabeça do seu amigo em outra. Com poucos segundos separando você do que pode ser uma morte certa, o que fazer?
Until Dawn, o novo exclusivo da Supermassive Games para o PS4, coloca você no papel de vítima em um filme de terror e deixa você responder a perguntas como a que foi feita acima. O objetivo é uma imersão parecida com a de um filme (no estilo consagrado por Heavy Rain), mas desta vez com o horror e o suspense como gênero principal.
Testando o Game UNTIL DAWN
Gameplay UNTIL DAWN
Vale a Pena jogar UNTIL DAWN
Análise, vale a pena comprar? quanto custa? Preço, Jogando UNTIL DAWN
Testando Games, O site "Testando Games" é um site brasileiro especializado em video games que oferece as últimas notícias, análises, prévias, gameplays do universo dos games.
www.testandogames.orgfree.com