Splatoon marca a entrada definitiva da Nintendo no cenário de games que têm a competição online como sua principal qualidade. Apesar de em um primeiro momento o título parece uma simples competição de tiro entre equipes, na prática ele se mostra bastante diferente da maior parte das experiências atualmente disponíveis no mercado.
Universo atraente
Como o Wii U não é exatamente a última palavra no que diz respeito aos hardwares disponíveis no mercado, a Nintendo teve que arranjar outra maneira de tornar o jogo atrativo ao olhar. Apostando em uma direção artística muito bem elaborada, a empresa criou um universo colorido e repleto de figuras carismáticas — incluindo os personagens que você controla.
O mundo de Splatoon é totalmente baseado em lulas e interpretações diversas de criaturas marítimas. Desde o vendedor que lhe oferta armas até pequenos detalhes do cenário fazem referência a esse tema, muitas vezes de uma forma bastante criativa e que demora a ser notada pelo jogador.
A trilha sonora também é um dos destaques do título, sendo constituída por faixas alegres que combinam muito bem com os ambientes mostrados. Durante nossa análise, foi impossível encontrar ao menos uma faixa que não “grude na cabeça” — felizmente, nenhuma delas chega a ser irritante.
Assim que você inicia o game, é enviado a uma área que serve como o hub central do título — algo que acontece após você ver um mininoticiário que informa sobre as fases disponíveis no momento. A partir desse local, você pode acessar o modo single player, o multiplayer local e as partidas multiplayer, além de acessar as lojas de acessórios e de armas — processos que também pode ser feitos com um simples toque na tela do GamePad (que também possibilita conferir as estatísticas e os equipamentos de seu personagem).
Essa área também serve como uma espécie de “porta de acesso” ao MiiVerse, rede social da Nintendo integrada ao WiiU. Todos os habitantes desse mundo são jogadores reais, e basta conversar com eles para poder conferir seus equipamentos e curtir os textos ou desenhos que eles compartilharam.
Um novo tipo de paintball
A campanha para um jogador de Splatoon apresenta uma história simples, na qual você assume o papel de um agente destinado a salvar o mundo de uma invasão de seres misteriosos. O roteiro é simples e serve basicamente como uma desculpa para você explorar uma série de fases variadas que vai fazer você repensar várias vezes a maneira como usa sua arma de tinta.
Diversão que reside no multiplayer
A área de Splatoon onde você mais vai passar tempo é seu modo multiplayer online. Com duração aproximada de 3 minutos, as rodadas do jogo são bastante frenéticas e exigem um bom trabalho em equipe para que seu time se sagre o vencedor — para isso, é preciso pintar a maior quantidade de áreas possíveis com a cor de seu grupo.
Como o objetivo do game não é matar seus adversários, não é preciso necessariamente possuir uma mira boa para ser considerado um bom jogador. Além de pistolas e metralhadoras de tinta, seu arsenal também conta com armas de curto alcance (um rolo gigantesco ótimo para cobrir áreas do chão) e com opções de longo alcance que exigem certo tempo de carregamento para serem usadas.
No universo do game, você assume o papel de uma criança capaz de se transformar em uma lula que, por algum motivo, tem a habilidade de nadar em áreas pintadas com tinta. Sua missão é se unir a três amigos (ou desconhecidos) e colorir a maior parte do cenário com um tom que simboliza seu grupo — em seu caminho, há outra equipe com exatamente o mesmo objetivo.
A partir dessa premissa simples, a Nintendo conseguiu criar um dos jogos mais divertidos do Wii U disponíveis atualmente — para isso, bastou que a companhia trocasse as balas tradicionais por jatos de tinta. Embora essa pareça uma ideia bizarra em um primeiro momento, a maneira como ela é executada faz você repensar a maneira como lida com ambientes e com seus adversários.
Testando o Game Splatoon
Gameplay Splatoon
Vale a Pena jogar Splatoon
Análise, vale a pena comprar? quanto custa? Preço, Jogando Splatoon
Testando Games, O site "Testando Games" é um site brasileiro especializado em video games que oferece as últimas notícias, análises, prévias, gameplays do universo dos games.
www.testandogames.orgfree.com